Buscar

Registros da “nuvem prateleira” na região chamaram atenção e Inmet explica

Cb image default
Imagens registradas pelos internautas Wilmar Carrilho (esquerda) e Wander Luiz (direita)

Moradores de Sidrolândia e Campo Grande ficaram surpresos na manhã desta sexta-feira (25) com a ‘nuvem prateleira’, formada pela chegada da frente fria, essas nuvens são capazes de percorrer centenas de quilômetros.

Imagens registradas pelos internautas Wilmar Carrilho e Wander Luiz mostram um pouco da magnitude da nuvem cientificamente denominada "Cumulonimbus" que são aquelas nuvens mais carregadas e escuras, famosas pelo poder de provocar tempestades, com muito volume de água precipitada em pouco tempo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que essas nuvens podem atingir mais de 12 km de altura e se formam "devido à umidade relativa do ar alta e às altas temperaturas provenientes dos ventos ascendentes que partem de uma região muito aquecida".

Conforme o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Franco Villela, o instituto recebeu informações da formação que ocorreu nesta sexta-feira.

Essas nuvens podem percorrer por várias distancias. “Ela pode transitar centenas de quilômetros, mas também podem ser dimensões bem menores. No caso desta foi formada devido a áreas de instabilidade associada ao avanço de uma frente fria”, pontuou o meteorologista. Amanhã, a frente fria se afasta e pode ocorrer nevoeiro com queda de temperatura.