Publicado em 23/07/2025 às 15:13,

Justiça aceita nova denúncia e torna Claudinho Serra e aliados réus por corrupção

Redação - Noticidade,
Cb image default
Foto: Divulgação

O juiz Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva, da Comarca de Sidrolândia, recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e tornou 14 indivíduos réus pelos crimes de corrupção (ativa e passiva) e lavagem de dinheiro. A decisão está relacionada à quarta fase da Operação Tromper, que apura a existência de organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos no município.

A partir da publicação da decisão no Diário da Justiça desta quarta-feira (23), foi aberto prazo de dez dias para que os advogados dos acusados apresentem suas respectivas defesas. Após essa etapa, o magistrado determinou que os autos sejam encaminhados à fila de urgentes para designação de audiência de instrução e julgamento.

De acordo com a denúncia, as investigações revelam um esquema criminoso estruturado, composto por núcleos com divisão clara de tarefas. Os acusados são apontados como participantes de uma organização responsável por fraudes em processos licitatórios e contratos administrativos da Prefeitura Municipal de Sidrolândia, com valores investigados que chegam a aproximadamente R$ 20 milhões.

O Ministério Público identificou que, mesmo após fases anteriores da operação e aplicação de medidas cautelares, o grupo manteve suas atividades ilícitas. Nesta etapa, foram reunidas provas que indicam o pagamento sistemático de propina a agentes públicos, além da ocultação e dissimulação da origem de recursos provenientes de práticas ilícitas.

O principal acusado, Claudio Jordão de Almeida Serra Filho (PSDB), ex-secretário municipal de Fazenda, teria chefiado o grupo criminoso. Ele ocupou o cargo durante a gestão da então prefeita Vanda Camilo, sua sogra. Também foram denunciados empresários, servidores públicos e familiares de alguns dos investigados.

Réus no processo:

Claudio Jordão de Almeida Serra Filho (preso)

Claudio Jordão de Almeida Serra

Mariana Camilo de Almeida Serra

Carmo Name Júnior (preso)

Jhorrara Souza dos Santos Name

Cleiton Nonato Correia (preso)

Thiago Rodrigues Alves

Jéssica Barbosa Lemes

Valdemir Santos Monção

Sandra Rui Jacques

Edmilson Rosa

Ueverton da Silva Macedo

Juliana Paula da Silva

Rafael de Paula da Silva

A denúncia segue em tramitação na 1ª Vara Cível da Comarca de Sidrolândia. A próxima etapa do processo será a instrução criminal, que poderá culminar no julgamento dos réus conforme os elementos probatórios apresentados ao longo da investigação.