A produção de milho deve chegar a 11,4 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul, com destaque para bons números em Sidrolândia, os produtores se mostram otimistas com a produção final que “driblou” imprevistos para se manter positiva.
Nos últimos meses, o estado foi castigado com geadas e logo depois com as queimadas que foram registradas em regiões de todo o país e devastou grande parte da produção de muitos agricultores.
Ainda assim, o mercado e os preços estão bons e animam os agricultores da região, que já colheram 95% da área destinada ao cultivo do cereal no Mato Grosso do Sul.
"Esse patamar está muito bom pra nós produtores", disse o agricultor Márcio Gianluppi, que plantou 1,4 mil hectares em Sidrolândia. Nesta temporada, as associações estimam uma colheita até 80% maior do que o ciclo passado, quando o rendimento das lavouras foi afetado pelo tempo seco.
A saca de 60 kg do milho estava valendo até R$ 29 na última semana, o mesmo valor de janeiro. O que é positivo, já que o preço tende a cair na época da colheita.