Buscar

Hospital Soriano Corrêa da Silva leva projeto educativo sobre saúde às escolas de Maracaju

O Hospital Soriano Corrêa da Silva deu início a um projeto especial de educação voltado aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Maracaju. A primeira atividade foi realizada, na última sexta-feira (11), na Escola Cecília de Castro Minervini, onde os estudantes conheceram a história do hospital e receberam o gibi educativo “Sorianinho”.

A publicação traz personagens que explicam de maneira lúdica e acessível os principais procedimentos de atendimento hospitalar, incluindo a classificação de risco, sistema utilizado para definir a prioridade de atendimento conforme a gravidade do quadro clínico do paciente. As cores seguem um padrão: vermelho (emergência – risco iminente de morte), amarelo (urgência – requer cuidados rápidos), verde (pouco urgente – pode aguardar) e azul (casos não urgentes – demanda ambulatorial).

De acordo com o Presidente da ABM, Thiago Olegário Caminha, a iniciativa busca não apenas comemorar os 78 anos da instituição, mas também promover conscientização sobre o funcionamento do sistema hospitalar.

“Nosso hospital faz 78 anos e, cada vez mais, queremos incluí-lo no dia a dia das pessoas, sempre reforçando a importância de compreendermos que ele é de todos. Ou seja, todos podem e devem ajudá-lo. E quando falamos em ajuda, não é apenas financeira, mas também de buscar o hospital no momento correto, usufruindo de forma eficaz, contribuindo assim para a agilidade e melhoria dos serviços”, destacou Thiago Caminha.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Cultura. Participaram do evento a coordenadora da escola, Simone Vargas; o diretor do hospital, Paulo Kuramoto; a psicóloga Keila Albuquerque; e o coordenador do Museu, Denis Ribeiro.

O projeto seguirá por outras unidades escolares, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e o hospital, além de estimular o conhecimento sobre o cuidado com a saúde desde a infância.