Buscar

No “Dia D” do Outubro Rosa, município reforça ações com mulheres e ressalta a importância dos exames preventivos

Cb image default
Divulgação

Na manhã do último sábado (23) a Primeira Dama Meire Calderan que também é Presidente do FAC – Fundo de Apoio a Comunidade, acompanhada da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo realizaram visitas as Unidades Básicas de Saúde que estão participando do “Dia D” do Outubro Rosa.

A ação conjunta do FAC e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres visa levar conscientização e informação para mulheres que estão realizando os exames, focando na importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Segundo Jamaika do Carmo é o momento de se cuidar, Maracaju está preparada para atender as mulheres nos mais diferentes quesitos, especialmente falando em saúde o município conta com a maioria dos postos de saúde abertos neste sábado, justamente para realizar os exames preventivos de câncer de mama e colo de útero.

“É hora de se tocar! Não deixe sua saúde para depois. Faça o autoexame e cuide do seu corpo. Parabéns a secretaria de saúde pelo excelente trabalho”, afirmou Jamaika do Carmo.

O Dia D faz parte do cronograma do “Outubro Rosa” ocorrendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto Egídio Ribeiro, Orestes Rocha e CEM e as mulheres que realizarem os seus exames, além de buscar a prevenção, levarão para casa uma bela garrafinha que pode acompanhar as atividades físicas, ou, simplesmente, ser utilizada em casa, totalmente personalizada, tratando-se de um presente que visa reforçar o compromisso do município com a saúde da mulher.

“Estamos visitando os postos de saúde para passar um pouco de nossa experiência, enquanto mulher e que já tive o enfrentamento a doença, aproveito para relatar e reforçar que o diagnóstico precoce, acompanhado de um tratamento adequado e seguindo as orientações médicas é fundamental para que as chances de cura sejam ampliadas. A Prefeitura trabalha neste sentido, apostando na prevenção como forma de defender e proteger nossas mulheres”, relatou Meire Calderan, Primeira-Dama de Maracaju.

Na ocasião, Meire também comentou sobre a bem sucedida campanha idealizada pelo FAC em prol ao Hospital de Jales, arrecadando mais de 2.000 mil quilos de mantimentos para o café da manhã do Hospital de Jales que somente em 2020, recepcionou e atendeu mais de 50 maracajuenses e conta com o apoio do Poder Público e iniciativa privada para o atendimento a esses pacientes e suas famílias, inclusive oriundos de diferentes pontos do país.

Por fim, Meire Calderan apontou que haverão novos projetos futuros, através do FAC, voltados a área social e de empreendedorismo, especialmente feminino no município, projetos vêm sendo elaborados, voltados especialmente para Maracaju, Vista Alegre, Quilombo São Miguel, Aldeia e Assentamentos.

Acompanhou também as visitas a Enfermeira Fernanda Pieri, responsável pela saúde da mulher no município.