Os Secretários Clayton Ortega (Governo), Nilo Cervo (Obras) e Ivan de Oliveira (Desenvolvimento Rural) foram ontem (10) no final da tarde até a aldeia Córrego do Meio para negociar com o Cacique que durante uma manifestação que reteve uma máquina motoniveladora, além de uma caminhonete F-350 da Prefeitura Municipal de Sidrolândia; um servidor público também ficou no local durante todo o dia.
De acordo com informações, o manifesto ocorreu por causa das condições das estradas vicinais que ligam as aldeias ao município de Sidrolândia, principalmente no trecho de saída da Córrego do Meio.
O cacique exigia a presença do prefeito Marcelo Ascoli e dos secretários públicos, além da garantia do serviço de recuperação das estradas no local, “só libero a máquina depois que o serviço for concluído”, disse o Cacique.
Com a chegada dos secretários, houve uma negociação com os líderes indígenas e o próprio Cacique da Córrego do Meio que teve um desfecho positivo.
Os Secretários Nilo Cervo e Clayton Ortega assumiram o compromisso de realizar o serviço nas estradas a partir desta quinta-feira (11) sem prazo de conclusão por causa do excesso de chuvas, os índios aceitaram a proposta e firmaram o acordo com os secretários. O Prefeito Marcelo Ascoli não foi ao local, pois de acordo com informações cumpria agenda fora do município, o que impossibilitou seu deslocamento naquele momento de tensão na área indígena.
A manifestação foi pacífica e o secretário de Governo Ortega foi feliz ao liderar o diálogo com as lideranças indígenas e chegar a um consenso satisfatório. “Estamos aqui para ouvir e executar os serviços para toda a comunidade dentro das possibilidades possíveis”, afirmou ele.
Douglas Amaral – Noticidade