Publicado em 27/07/2017 às 11:19,
A UPA - 24 horas – (Unidade de Pronto Atendimento), está prestes a completar 2 meses de funcionamento em Sidrolândia e a direção da unidade comemora os mais de 8 mil pacientes devidamente atendidos por seus profissionais.
O relatório apresentado pela direção mostra que no mês de junho, foram realizadas 3.926 consultas e 196 triagens, totalizando 4.122 atendimentos no mês. Logo no primeiro dia, 110 pessoas foram atendidas no local.
O dia com mais atendimento em junho foi no dia 26, onde 236 pessoas passaram pelo local, já no dia 13, apenas 73 pessoas procuraram atendimento.
Já no mês de julho, até ontem, quarta-feira (26), a UPA já tinha alcançado a marca de 4.039 atendimentos, sendo 3.929 consultas e 110 triagens, o dia de mais procura foi no dia 10, onde 228 pessoas compareceram na UPA, já no dia 18, somente 113 pessoas precisaram de atendimento.
Desde sua estreia nos atendimentos, a UPA passou a oferecer mais serviços, recentemente a unidade já havia ganhado o aparelho de Raio-X e a última aquisição foi a sala de ortopedia, onde é realizado o engessamento de membros com fratura.
Histórico da UPA - A tão esperada UPA - 24 horas foi aberta para a população no último dia 05 de junho. O projeto passou por dois mandatos (Daltro e Basso), porém só agora no mandato de Ascoli a unidade de fato está funcionando.
O prédio da UPA chegou a ser inaugurado em dezembro de 2016, mas não entrou em funcionamento. O custo da obra foi de aproximadamente R$ 2 milhões de reais conseguidos através do PAC no final de 2012 com contrapartida da prefeitura.
Em um ato simbólico de inauguração do início do atendimento, o prefeito Marcelo Ascoli (PSL), vice-prefeito Wellison Amarelo (PMDB), Presidente da Câmara Jean Nazareth (PT) e o Secretário de Saúde Nelinho Paim juntamente com o Deputado Federal Elizeu Dionízio (PSDB) e vereadores e autoridades deram o ponta pé inicial do trabalho importante desta UPA em Sidrolândia.
O Prefeito parabenizou os servidores da saúde que não mediram esforços para colocar a unidade em funcionamento e enfim atender a comunidade de Sidrolândia.
A unidade está funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso, ajudará a diminuir as filas no hospital. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.
Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
Vereadores, secretários, autoridades e a comunidade que acompanhou o ato parabenizaram a prefeitura pelo brilhante trabalho de reorganização e empenho que garantiu a abertura da UPA travada desde 2013.
Rallph Barbosa – Noticidade